PARTICIPA+

OFICINAS DE FORMAÇÃO

Serão realizadas 82 oficinas para integrantes dos Conselhos de Saúde e lideranças de movimentos sociais.

Oficinas de Formação para Controle Social no SUS

As Oficinas de Formação para o Controle Social no SUS são um momento importante de formação para integrantes dos Conselhos de Saúde e lideranças sociais que atuam no tema. Seguindo as diretrizes da Política Nacional de Formação Permanente para o Controle Social no SUS do CNS, as oficinas do PARTICIPA+ abordarão temas como conceitos de Saúde, história da política pública de saúde no Brasil, O SUS, seus princípios, diretrizes, grandes desafios, modelos de atenção de saúde, financiamento e orçamento do SUS, controle social e democracia entre outros, sempre a partir dos territórios e de metodologias participativas e dialógicas. Também serão disponibilizados vários subsídios pedagógicos, tanto para o desenvolvimento das oficinas quanto para aprofundamentos posteriores.

As oficinas são realizadas na modalidade híbrida, com a primeira etapa virtual e a segunda etapa presencial, com aproximadamente 15 dias de diferença entre uma e outra.

A etapa virtual é síncrona, ou seja, há interação entre participantes e mediação de educadoras e educadores, com agendamento prévio de data e horário.

No intervalo entre a primeira e a segunda etapa acontecem atividades assíncronas, ou seja, atividades realizadas sem a necessidade de interação em tempo real ou de acompanhamento da assessoria, possibilitando que cada participante organize as tarefas no horário que lhe for mais apropriado.

A segunda etapa é realizada de forma presencial, reunindo o grupo de participantes durante dois dias. Será disponibilizada alimentação e hospedagem para quem for selecionado para a oficina, custeadas pelo projeto, em local previamente estabelecido, conforme as possibilidades orçamentárias e de infraestrutura disponível nas cidades que sediarão as oficinas. O projeto NÃO disponibiliza ressarcimento para o translado de participantes até o local da oficina.

Também faz parte da Oficina de Formação o processo de multiplicação, uma ação que se estende para o período seguinte à etapa presencial.

O processo de seleção respeitará o critério de 40 vagas disponibilizadas para cada oficina, sendo 28 vagas para integrantes dos Conselhos de Saúde e 12 vagas para lideranças de movimentos sociais. Nas vagas de conselheiras e conselheiros será respeitada a proporcionalidade de composição dos conselhos com 50% de usuárias e usuários, 25% de trabalhadoras e trabalhadores em saúde e 25% de prestadoras, prestadores, gestoras e gestores.

As oficinas serão organizadas por regiões, dentro de cada estado, definindo uma cidade para sediar a etapa presencial.  A seleção de quem vai participar como integrante dos Conselhos de Saúde será feita pelas Comissões de Educação Permanente dos Conselhos Estaduais de Saúde de cada estado. A seleção das lideranças será feita pelos Movimentos Sociais.

Assim que cada estado definir as datas e locais das oficinas, as informações serão divulgadas na agenda abaixo. A pré-inscrição para participar da Oficina de Formação deve ser realizada neste site.

Para preencher o formulário de pré-inscrição, selecione primeiro seu estado. Serão exibidas as cidades onde serão realizadas as etapas presenciais, escolha a opção mais próxima da sua residência e siga com o preenchimento das informações.

Cada pessoa pode participar de apenas uma Oficina de Formação, dentro da sua região. Na eventualidade de mais que uma pré-inscrição, será considerado válido o último formulário enviado.

As pessoas selecionadas serão informadas por e-mail ou WhatsApp, conforme sua escolha no formulário de inscrição, por onde serão enviadas as demais informações sobre a participação nas atividades.

Calendário das Oficinas de Formação

Utilize os filtros para buscar a oficina que deseja

Estados
Data Etapa Virtual
Selecione a data
Data Etapa Presencial
Selecione a data