PARTICIPA+

Atividades assíncronas

I - Relatos de Experiências de multiplicação realizadas por participantes das oficinas de Formação para o Controle Social no SUS – 2ª edição

Relatos de experiências feitos na Roda de debate pré-conferência nacional de saúde e apresentação de sete experiências de multiplicação das Oficinas de Formação para o Controle Social no SUS – 2ª edição, sendo das seguintes regiões: Sul (1); Sudeste (1); Norte (1); Nordeste (2); e Centro-Oeste (2). O evento foi organizado pelo IdeiaSUS/Fiocruz e o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Para assistir o vídeo na íntegra clique aqui

Abaixo disponibilizamos os vídeos com os relatos individualizados, extraídos do vídeo acima.

Experiência 01: Roda de Conversa “O que tem a ver a mulher e o SUS?”

Relatoras: Bárbara Izabelita Cordeiro do Vale, fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e residente no Programa de Residência  Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde com ênfase em Saúde da Família pela UFSM.

Júlia Oliveira Silveira, estudante da graduação e em enfermagem da Universidade Franciscana, estagiária na Secretaria da Saúde no município de Restinga Seca (RS).

Fonte: Repositório Audiovisual IdeiaSUS/Fiocruz

Experiência 02 – SUS: luta e resistência em Guarulhos

Relatoras:

Maria da Conceição Tardim, assistente social e teóloga, integrante do Fórum Leito é Direito e do Fórum Permanente de Saúde, usuária do SUS.

Vera Aparecida dos Santos, assistente social, especialista em Políticas Públicas, Direitos Humanos e Prevenção à Violência Sexual, funcionária pública, membro do Fórum Permanente de Saúde, usuária do SUS

Fonte: Repositório Audiovisual IdeiaSUS/Fiocruz

Experiência 03 – “Com crença e luta o SUS se faz”: construção do direito à participação social e possibilidades de escuta dos usuários de uma unidade básica de saúde do município de Parnaíba (PI)

Relatora: Amanda Fernanda Damasceno, psicóloga especialista em saúde da família, na modalidade residência multiprofissional, pós-graduada em psicologia social e comunidades.

Fonte: Repositório Audiovisual IdeiaSUS/Fiocruz

Experiência 04 – Oficina de multiplicação do 2º ciclo de oficinas para lideranças de movimentos sociais e conselheiros (as) de saúde

Relatoras: Sirlene Honoria Pinto, trabalhadora rural no município de Novo

Horizonte do Oeste (RO), secretária de Políticas Sociais na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do estado de Rondônia (FETAGRO) e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Novo Horizonte do Oeste, conselheira estadual de saúde, representando o segmento de usuários.

Elzilene do Nascimento Pereira, mãe e avó, trabalhadora rural do município de Presidente Medici (RO), presidente do Conselho Estadual de Saúde de RO, em 2019, e atual presidente da CUT RO e conselheira estadual de saúde.

Fonte: Repositório Audiovisual IdeiaSUS/Fiocruz

Experiência 05 – O cordel como ferramenta educativa sobre a importância do SUS e do Conselho Municipal de Saúde

Relator: Yago Beserra Marinho Martins, enfermeiro da Atenção Básica à Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Inhapi (AL).

Fonte: Repositório Audiovisual IdeiaSUS/Fiocruz

Experiência 06 – Conhecendo o Controle Social: Formação junto à Comunidade Indígena Nova Esperança Kokama

Relator: Ailton dos Santos Aparicio, residente em Manaus (AM), funcionário público, técnico de enfermagem, psicólogo e coordenador de Serviço Social do Conselho Indígena Kokama da Amazônia (ŸTKA), como entidade do movimento indígena.

Fonte: Repositório Audiovisual IdeiaSUS/Fiocruz

Experiência 7 – Curso Livre de Formação de Educadores para o Controle Social e a Participação Popular no SUS

Relatora: Eliane Cruz, assistente social, educadora popular em saúde, mestra em direitos humanos, doutora em bioética e ex-secretária executiva do Conselho Nacional de saude.

Fonte: Repositório Audiovisual IdeiaSUS/Fiocruz

b) Experiências de Participação Popular relatadas nas Lives do Laboratório de Inovação.

“O Laboratório de Inovação é uma iniciativa promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com a parceria do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). O intercâmbio de conhecimento realizado pelas lives proporciona um panorama e diálogo entre experiências com diferentes ações de participação social em saúde realizadas dentro de variados contextos e localidades, mostrando diversas potencialidades que fortalecem a saúde como um todo.”

Live 25/04 – A Participação Social em Saúde

Live 11/05 – Práticas de Participação Social em Saúde 

Live 25/05 – Escuta da Comunidade

II - Cartilha O SUS e a efetivação do Direito Humano à Saúde – 2ª edição

Ler cap. “educação popular e processos formativos de fortalecimento do SUS” (Cap 4, pag. 105-115) da Cartilha O SUS e a efetivação do direito humano à saúde;

III - Assistir o documentário Saúde Pública no Brasil

O documentário “POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde “conta a história das políticas de saúde em nosso país, mostrando como ela se articulou com a história política brasileira no século XX e destacando os mecanismos que foram criados para sua implementação, desde as primeiras Caixas e IAP’s até a implantação do SUS. Sua narrativa central mostra como a saúde era considerada, no início do século XX, um dever da população, com as práticas sanitárias implantadas autoritariamente pelo estado, pela força das armas, de modo articulado aos interesses do capital.” (BVS-Ministério da Saúde).