Curso de Ferramentas Virtuais Participativas

img-1

Na contracapa de seu livro El Grito Manso, Paulo Freire, em tom profético, afirma: “Não tenho nenhuma dúvida que mais cedo do que muitos pensam, os homens e as mulheres do mundo vão reinventar maneiras novas de lutar que nós nem podemos imaginar agora”. Décadas após a profecia de Freire, as comunidades, organizações e movimentos sociais têm buscado fazer uso intensivo das novas tecnologias para levar adiante suas lutas. Diversas experiências têm demonstrado a possibilidade de se fazer um uso contra hegemônico das ferramentas virtuais.

Visando reduzir, tanto quanto possível, a exclusão digital e democratizar recursos, instrumentos e ferramentas que permitam o diálogo, a formação, a organização, a participação e a articulação de integrantes dos Conselhos de Saúde e lideranças de organizações e movimentos sociais, foi pensado o Curso de Ferramentas Virtuais Participativas.

Funcionamento

  • O curso será integralmente virtual e irá oferecer noções para o uso adequado e eficaz de ferramentas de videochamada e quadros virtuais colaborativos.
  • Incialmente será feita uma pesquisa com os Conselhos Estaduais de Saúde para identificar as principais ferramentas utilizadas e as demandas de aprofundamento em cada estado.
  • Serão oferecidas 27 turmas, uma em cada estado, além do Distrito Federal. Cada Conselho Estadual de Saúde será responsável por selecionar quem vai participar.
  • Os cursos acontecem no segundo semestre de 2024, conforme calendário a ser disponibilizado.

Calendário das Atividades

Programação